sexta-feira, 26 de agosto de 2011

NOVIDADES : XBOXTERAPIA

XBOXTERAPIA

Após acompanharmos diversos artigos, sobre gameterapia, o uso de vídeos game na reabilitação e sempre com intuito de renovar.
Implantamos a terapia com Xbox Knet um game que escanea a pessoa que passa a fazer parte do jogo de acordo com sua necessidade e patologia.
Partimos do princípio que 95% dos pacientes com dores crônicas desenvolvem uma depressão e isto se torna um ciclo onde a dor leva ao desânimo e depressão e este estado emocional ao aumento da dor.
Na Xboxterapia o paciente por alguns momentos esquece que está fazendo fisioterapia e passa a ser estimulado a superar seu limites de forma divertida, e quando sem ao menos perceber realiza movimentos que de outra forma se sentia impossibilitado ou com receio.
Todos os pacientes realizam a fisioterapia convencional primeiro e depois participam dos jogos sempre acompanhado por um fisioterapeuta que faz uso de cama elástica, bolas terapêuticas, meia lua e vários outros de acordo com a necessidade de cada paciente.
Segundo os fisioterapeutas a Xboxterapia é uma ferramenta importante que auxilia muito nas terapias.
E de acordo com os pacientes que relatam felizes e as vezes até emocionados a terapia foi um grande estimulo aos que já estavam cansados da rotina da fisioterapia e surpresos com sua capacidade de jogar, movimentar e esquecerem das dores e problemas que os afligiam.
Segundo nosso fisiatra Dr. Fernando A. Hayaschi a terapia pode ser usada na fisioterapia neurológica ampliando ADM’s, aumentando a propriocepção, estimulando e facilitando as atividades, na fisioterapia ortopédica, reumatólogica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário