terça-feira, 3 de novembro de 2009

Votem a Favor de Acupuntura feita por acupunturistas

Amigos, olhem só o que recebi de um amigo:

Parece que essa briga ainda não acabou — e pelo jeito o Conselho
Federal de Acupuntura, se depender do pessoal, não sai do papel...
Segue a íntegra da mensagem enviada pelo CMA para todos os médicos
acupunturistas (associados ou não):



Consulta pública da ANS
Colegas,

Por favor enviem mensagens contra a inclusão da acupuntura para
psicólogos na ANS. Solicitem aos filhos, pacientes, amigos, filhos,
esposa(s) que também enviem suas mensagens.

Por favor vamos nos posicionar a respeito. Se isso for aprovado
teremos muitos problemas com os convênios. Podemos pedir para
familiares, amigos e pacientes se posicionarem contra. Só temos dois
dias.

Para responder negativamente à consulta pública, siga os passos abaixo.

1) ACESSE O SITE www.ans.gov.br
2) NA PÁGINA DA ANS, VÁ EM Consulta pública sobre a cobertura
obrigatória dos planos de saúde.
3) NA PARTE IDENTIFIQUE-SE, COLOCAR OS SEUS DADOS.
4) NO TIPO DE USUÁRIO, COLOCAR CONSUMIDOR.
5) NO TIPO DE PROCEDIMENTO, COLOCAR INCLUSÃO DE PROCEDIMENTOS (ESSA
OPÇÃO DEVE SER SELECIONADA TANTO PARA OPINIÕES CONTRA QUANTO A FAVOR).
6) CLICAR NA LISTA DE PROCEDIMENTOS: PRODECIMENTOS CLÍNICOS,
AMBULATORIAIS E HOSPITALARES.
7) IR PARA GRUPO PROCEDIMENTOS CLÍNICOS - AMBULATORIAL E HOSPITALAR
8) SUB-GRUPO = TERAPEUTICA
9) SESSÃO ACUPUNTURA
10) COLOCAR OS NÚMEROS DE CONTROLE (QUE JA ESTÃO NA TELA)
11) ESCREVER NA JUSTIFICATIVA QUE É CONTRA A INCLUSÃO DA ACUPUNTURA NO
ROL DOS PROCEDIMENTOS DA SESSÃO DE PSICOLOGIA. VEJA ABAIXO DUAS
SUGESTÕES.

UM VERDADEIRO ABSURDO NÃO ACHAM ELES ESTÃO PREOCUPADOS COM OS CONVÊNIOS, COM CONCORRÊNCIA E NÃO COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO, ALEGAM SER UMA TECNICA INVASIVA, E COLOCAM AGULHAS ATÉ POR CIMA DAS ROUPAS.

POR FAVOR VOTEM A FAVOR DA ACUPUNURA REALIZADA, POR TODO PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE TENHA SE ESPECIALIZADO EM ACUPUNTURA E PRINCIPALMENTE QUE TENHA AMOR A SUA ESPECIALIDADE E PRECUPAÇÃO COM O SER HUMANO, E NÃO SÓ COM CONVÊNIOS.

NA OPÇÃO 11 COLOQUEM QUE SÃO A FAVOR DA ACUPUNTURA REALIZADA POR TODOS DESDE QUE COMPROVADAMENTE TENHAM SE ESPECIALIZADO.

E SE MANIFESTEM A FAVOR DO CONSELHO REGIONAL DE ACUPUNTURA.

BEIJOS

Um comentário:

  1. Na verdade, a questão de quem detem a "posse" da Acupuntura está equivocada; nem médicos, nem fisioterapeutas ou mesmo psicólogos podem, a rigor, exercer a Acupuntura — afinal, nada nos currículos das respectivas faculdades prevê a inserção de agulhas no corpo com finalidades terapêuticas.
    Talvez um melhor início de discussão seria estabelecer quais habilidades e qualificações um(a) acupunturista deve ter para exercer essa modalidade terapêutica com a maior efetividade possível. E o modo pelo qual essa discussão se deu ao longo do tempo na própria China, e depois nos países sob sua influência cultural — Coreia, Vietnã, Japão —, passou tanto por fatores sociais e culturais quanto econômicos. Por exemplo, na China a Acupuntura encontra-se firmemente integrada (juntamente com a Massagem e a Fitoterapia) ao sistema local público de saúde; no Japão, na Coreia e em Taiwan, entretanto, tais modalidades de tratamento são independentes e correlacionadas e convivem lado a lado com a Medicina Ocidental. E, fato único no Extremo Oriente, o Japão possui uma forte tradição no exercício da Massagem e da Acupuntura por deficientes visuais (vide a escola Toyohari).
    Tal discussão se deu, também, nos países do Ocidente com a introdução da Acupuntura (e em menor grau com a Fitoterapia). Se em países de língua inglesa e alemã tendeu-se a criar uma nova modalidade terapêutica (o Oriental Medical Doctor americano ou o Heilpraktiker alemão), em países de língua latina o exercício da Acupuntura tendeu a se restringir a profissionais de saúde, notadamente médicos.
    E aqui no Brasil, a discussão, como já assinalado no início deste ensaio, começou pelo final ("quem pode" exercer a Acupuntura), sem passar pela discussão inicial. Nem uma palavra sobre o tipo de acupunturistas que queremos aqui no País ou como ele(a) pode se inserir no atual sistema de saúde (seja o setor público ou o privado). Pois somente poderemos discutir o porquê de termos acupunturistas, o como ela será exercida e quem poderá exercê-la a partir do momento em que a Acupuntura deixar de ser um tratamento exótico (e "na moda") e mal-compreendido (porém rentável).
    Evidentemente, por ser o Brasil um país capitalista com um sistema de saúde misto (público e privado), interesses econômicos tem grande peso e exacerbam nossa tendência cartorial e corporativista vinda da colonização ibérica e acentuada no período do Estado Novo. Mas nada disso justifica ofensas de parte a parte (numerosas demais para serem aqui citadas) e que envolveram fisioterapeutas, médicos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e outros profissionais não ligados à área da saúde. Pois maus profissionais e erros profissionais existem em todas as áreas.

    ResponderExcluir